Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.
O processo de produção industrial é também conhecido como setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais.
Também se pode usar o termo indústria, genericamente, para qualquer grupo de empresas que compartilham um método comum de gerar dividendos, embora não sejam necessariamente do segundo sector, tais como a indústria bancária ou mesmo a agroindústria.
Indústria de bens de produção ou indústria de base
É toda indústria que trabalha com matéria-prima bruta transformando-a em matéria-prima para outras indústrias. Exemplo: indústria siderúrgica e petroquímica.
Indústria de bens intermediários ou de bens de capital(tipo de indústria de base)
É aquela que tem como principal função equipar industrias de outros tipos ,em especial industrias do setor terciário (industria de bens de consumo ou leve). Produz auto peças, ferramentas, máquinas, e entre outros.Como exemplo de algumas industrias equipadas pela industria de bens intermediários, temos: fábricas de tornos (Equipa indústrias mecânicas, industrias de ponta(ex:produção de CDs), industrias de bens de consumo(duráveis ou não-duráveis)
Indústria de bens de consumo
É aquela que produz produtos, voltado ao grande mercado consumidor (população em geral). Ex.: Indústria têxtil, Indústria alimentar. A indústria de bens de consumo aparece como indústria leve.
Indústria alimentícia
A indústria alimentícia é o conjunto de atividades industriais em que se preparam, normalmente em quantidades que devem ser comercializadas, alimentos ou ingredientes para a preparação de alimentos.
Podem considerar-se parte da indústria de alimentos, também a sua comercialização, por exemplo através dos supermercados ou companhias de entrega de alimentos. Um dos poucos aspetos comuns a este conjunto de atividades é que, uma vez que mexem com produtos que podem ter um efeito direto na saúde, elas devem ser realizadas com a máxima higiene.
Tipos de indústrias alimentícias
Embora não seja fácil encontrar uma classificação para as diferentes atividades industriais relacionadas com os alimentos, podem considerar-se:
As indústrias que preparam alimentos frescos, incluindo os abatedouros e as empresas que selecionam e embalam vegetais para venda a retalho;
As indústrias de conservas, que transformam alimentos frescos em produtos com maior tempo de prateleira;
As indústrias que fabricam produtos que servem para preparar alimentos, como a moagem ou o fabrico de sal de cozinha; e finalmente
As indústrias que fabricam alimentos prontos a consumir, incluindo os alimentos congelados que podem ser comidos depois de aquecidos, como as pizzas empacotadas, e as churrascarias, mas excluindo as conservas).
Indústria têxtil
A indústria têxtil tem como objetivo a transformação de fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de vestuário, têxteis domésticos (roupa de cama e mesa) ou em artigos para aplicações técnicas (geotêxteis, airbags, cintos de segurança etc.). As industrias têxteis tem seu processo produtivo muito diversificado, ou seja, algumas podem possuir todas as etapas do processo têxtil (fiação, tecelagem e beneficiamento) outras podem ter apenas um dos processos (somente fiação, somente tecelagem, somente beneficiamento ou somente fiação e tecelagem etc).
A manufatura dos tecidos é uma das mais velhas tecnologias do homem. Os tecidos conhecidos mais antigos datam aproximadamente do ano de 5.000 AC. As primeiras fibras a serem transformadas em fios e tecidos foram o linho e o algodão. A automação da indústria têxtil coincidiu com a Revolução Industrial, quando as máquinas, até então acionadas por força humana ou animal, passaram a ser acionadas por máquinas à vapor e, mais tarde, motores elétricos. É interessante observar também que a indústria têxtil foi pioneira no controle de máquinas por dispositivos binários, através dos cartões perfurados usados nos teares Jacquard.
Indústria de Bens de produção
São conhecidos como bens de produção ou bens de capital, os equipamentos e instalações — ou seja: bens ou serviços necessários à produção de outros bens ou serviços .
Uma determinada tecnologia utiliza uma determinada combinação dos factores produtivos para a produção de bens e serviços. Quanto à intensidade da utilização dos factores produtivos, a agricultura e a indústria podem ser de capital intensivo (utilizam mais intensivamente o capital) e trabalho intensivo, que utilizam intensivamento o trabalho ou mão-de-obra.
Factores de produção
Terra ou recursos naturais: representa os recursos oferecidos pela natureza para os processos produtivos: a terra utilizada na agricultura ou na qual estão instalados os edifícios, as fábricas, as estradas, etc.; recursos naturais: energias renováveis (água, ar, vento, sol, etc.) e não renováveis (petróleo, gás, minérios, etc.)
Trabalho: representa todos os recursos humanos, físicos e mentais, tanto adquiridos como hereditários. É medido em termos do tempo despendido na produção (agricultura, indústria, serviços) e pode ser qualificado ou não qualificado.
Capital: é constituído pelo capital fixo (bens de capital, tais como máquinas, estradas, computadores, meios de transporte, edifícios,etc., necessários à produção de outros bens) e pelo capital dinheiro.
Qualquer recurso adquirido por uma indústria que visa produzir outros recursos a serem comercializados, pode ser classificado como bem de produção. Assim temos exemplos de indústrias de bens de capital atuando em vários setores da economia:
Indústrias de Base: Um exemplo válido são as siderúrgicas que beneficiam o minério de ferro, transformando-o em aço, que será por sua vez, amplamente utilizado em construções, fabricações de eletrônicos, ferramentas, etc.
Informática: Muitas vezes as empresas que atuam na área de tecnologia da informação não produzem somente bens, como serviços. Já que tais empresas podem tanto oferecer hardware como software, suporte e afins.
Transportes: Empresas que criam meios de transporte. Incluem ônibus a serem utilizados pelo sistema de transporte coletivo urbano, caminhões de diversos tipos a serem usados por empresas transportadoras, carros destinados a táxis, etc.
Agronegócio
Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.
Ciclo do agronegócio
Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
Principais produtos
Criação de gado leiteiro
· Alimentos;
· Biocombustíveis;
· Têxtil;
· Madeira;
· Questão ambiental;
· Questão social;
Nenhum comentário:
Postar um comentário